Header Ads

Dicionário do MMORPG

Existem inúmeros termos dentro do MMORPG, sendo a maioria criados pelos próprios jogadores. Muitas vezes, jogadores novatos sofrem com isto, pois não sabem o que são esses termos, por isso, eu decidi criar o Dicionário do MMORPG para traduzir e explicar de modo geral o que significa cada uma dessas siglas, gírias e termos usados frequentemente pelos gamers em quase todo MMORPG.



A - a                                                   

► AoE (Area of effect): Qualquer habilidade ou magia que tenha um Efeito de Área acertando mais de um inimigo.

B - b                                                   

► Boss: Da tradução ‘chefe’. Geralmente é um mob mais forte do que os outros que ao ser derrotado derruba itens mais valiosos.

► Buff: É o termo para designar qualquer magia de cura ou de auxilio que é lançada sobre um personagem. Essa magia normalmente aumenta seus atributos, tornando o combate mais fácil. Ela pode ter como fonte itens mágico ou outros jogadores. Um jogador que lança magias do tipo buff é chamado de buffer e muito valorizado em uma equipe.

► Bug: Literalmente "bicho" em inglês, é uma gíria usada pra indicar que alguma coisa no jogo não está funcionando como deveria, geralmente resultado um erro de programação dos desenvolvedores.

C - c                                                   

► Cast: Cast é o tempo que as magias ou habilidade levam para serem realizadas. As que não tem tempo de carregamento, são chamadas "instant cast", ou cast instantâneo. Logo, "castando" é utilizado quando alguém está utilizando magias ou skills.

D - d                                                   

Debuff: É basicamente o oposto de buff, o termo designa qualquer magia negativa lançada sobre um personagem. Essa magia normalmente diminui seus atributos, tornando o personagem mais fraco e propício a tomar danos maiores.

Delay: Ao usar uma skill, o tempo que o jogador tem que esperar para usá-la novamente é chamado de Delay.
► Drop Rate: É a probabilidade de um item "cair" de um inimigo morto. É a chance de um item ser deixado por um inimigo após sua derrota. Quanto mais poderoso for o inimigo e quanto mais raro for item, menor é a taxa de Rate deste ser dropado ao jogador.

► Dungeon: locais isolados do ambiente principal em um game que podem ser explorados pelo jogador. Frequentemente, dungeons oferecem mais perigos do que a área principal e escondem recompensas mais valiosas. O termo vem dos “calabouços” dos jogos de RPG.

E - e                                                   

► Exp: Quer dizer "experiência". São os pontos de experiência adiquiridos por matar um mob ou completar uma quest.

G - g                                                   

► GM: O termo “GM” é a abreviação de Game Master, o "Mestre do Jogo", ou "Game Manager". Os GMs são, normalmente, funcionários contratados pela distribuidora do jogo online para atuar como uma espécie de oficial da lei, de forma a garantir o bom andamento do jogo. Os Game Masters são também responsáveis por promover eventos oficiais dentro do jogo, de acordo com as políticas da empresa ou da equipe do jogo.

Estão entre as atribuições de um Game Master:
• Punir jogadores que estejam agindo contra as regras;
• Oferecer suporte in-game aos jogadores;
• Zelar pelo bom andamento do jogo;
• Parantir o bom funcionamento do software, realizando manutenções periódicas no servidor;
• Promover eventos oficiais;


► Guild: grupo de profissionais de uma mesma área ou facção que compartilham recursos e missões entre si. Guilds quase sempre estão presentes em jogos RPG.

► GvG (Guild vs Guild): É um modo especial de PvP, onde jogadores de duas ou mais guildas organizadas se enfrentam dentro do jogo.

H - h                                                   

► HP: Sigla de Health Points. São os pontos de vida de um personagem. Quando eles acabam, o personagem morre.

K - k                                                   

► K: É uma designação para ‘mil’, representando a moeda corrente do game. Exemplo: 25k = 25 mil.

► KK: É a designação de ‘milhões’, 
representando a moeda corrente do game. Exemplo: 200kk = 200 milhões.

► Ks: KS é um termo vindo do inglês "Kill-steal" ou Roubo de Morte ou roubo de Frags. KSs são jogadores que "roubam" os monstros (ou até um mob) que outro jogador está atacando. Isso faz com que os prêmios, como itens, dinheiro e principalmente experiência, sejam divididos sem que o primeiro jogador queira. Há casos em que o prêmio é dividido de acordo com a proporção de dano dado por cada jogador, em outros casos todos os itens e prêmios são dados unicamente ao jogador que deu o golpe final, tornando os KSs mais odiados ainda. Em alguns jogos onde monstros nascem em locais específicos, "spots", a luta pelo controle do local pode crescer quando ambos os lados chamam companheiros para lutar. Grupos inteiros podem lutar por um único local especialmente vantajoso, gerando o que foi apelidado de "KS War", ou Guerra de KS. O grupo que não conseguir controle satisfatório do spot se retira pois uma vez que um grupo mais forte pega quase todos os prêmios dos monstros o melhor para os grupos menores é procurar outro local para caçar.

L - l                                                   

► Lag: termo que denomina o atraso na resposta que prejudica a fluidez de um game, seja por insuficiência de hardware ou por problemas na conexão de rede sendo usada durante o jogo.

► LOL (Laughing out Loud): Significa que a pessoa está rindo bastante. Em português: Rindo a beça.

Loot: É a recompensa que um inimigo deixa quando morre.


M - m                                                   

► Mana: Mana é como é chamada a substância mágica que permite aos personagens de RPG lançarem seus golpes especiais e magias. Sem mana, a única coisa que um personagem consegue fazer é dar golpes simples em seus oponentes. Guerreiros não dependem tanto de mana, mas as classes mágicas não são nada sem ela.

Miss Click: Quando você clica em alguma coisa acidentalmente, sem que seja preciso. Ex: Está um grupo de jogadores se preparando para matar um boss e um cara clica acidentalmente em cima do boss e solta um ataque: foi Miss Click.

► MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG): games multiplayer online com suporte a muitos jogadores e com a jogabilidade focada ao RPG.

► Mob: Termo designado para um conjunto de monstros. Os jogadores costumam se referir que existe a mob X em certo mapa, ou seja, que neste mapa você vai encontrar o monstro X, e que sempre haverá essa mob lá, pois ao derrotar uma mob, ele renasce (esse renascimento varia do MMORPG e do tipo de monstro, pois monstros boss costumam demorar mais para reaparecer).

Também existe o termo "Mobbar", ou seja, juntar vários monstros e matá-los ao mesmo tempo, normalmente usando habilidades em área que acertam mais de um inimigo ao mesmo tempo.

N - n                                                   


Nerf: Quando alguma classe está muito forte pode ocorrer um nerf que é um balanceamento do jogo para que a classe fique mais equilibrada.

► Noob: Noob ou "Newbie" termo informal atribuído a jogadores que são considerados iniciantes em um game e, por esse motivo, ainda não dominam as particularidades do jogo.

► NPC (Non Playing Character): nome dado aos personagens não jogáveis encontrados nos games. Distingue-se de simples “minions” por ter atributos e comportamentos parecidos com os dos personagens controlados pelo jogador.

O - o                                                   

► Owned: É a gíria mais usada para humilhar os outros players e exaltar o seu próprio ego. É tipo ‘se ferrou’ ou ‘Tomou?’, usada com mais freqüência no PvP.

P - p                                                   

► PvE (Player vs Environment): Significa jogadores lutando contra meio ambiente (NPCs, monstros, etc) do jogo, realizando quests. Esta modalidade varia muito de jogo para jogo, pois alguns são mais voltados ao grind, e outros optam por uma lore mais elaborada que permite o jogador uppar de forma que o grind sirva para completar quests, e não apenas só obter experiência e loot.

► PvP (Player vs Player): Significa jogadores matando outros jogadores, dentro do jogo.

Q - q                                                   

► Quest: São missões disponíveis no jogo, podendo conter uma história e permitir que o jogador participe dela. Quando completas, quests costumam oferecer como recompensa experiência e itens.

R - r                                                   

► RTS (Real-time Strategy): Em português (Estratégia em Tempo Real). É a modalidade em que o jogador deve criar estratégias rapidamente para derrotar o inimigo. As manobras estratégicas podem ter como objetivo: combate, defesa, conquista e suporte.

S - s                                                   

► Slow: Efeito de deixar o alvo lento

Spot: Da tradução "ponto" é o termo usado para designar uma área especifica do mapa, em vários MMORPG's geralmente os jogadores associam o mapa ao teclado numérico para facilitar a comunicação e a batalha em grupo, é só imaginar o teclado numérico como o mapa do game. Por exemplo: "O monstro está no spot 7!" significa que o monstro está no canto superior esquerdo do mapa.

► Stun: Efeito de deixar o alvo atordoado.

T - t                                                   

► Tanker: Personagem mais resistente. O Tanker, na maioria dos casos, é o jogador que entrará em combate corpo-a-corpo contra o inimigo. Por ter mais armadura e/ou vida que os demais, ele será o responsável por avançar na frente do grupo e “segurar” o inimigo em batalha, enquanto seus aliados os derrotam com as devidas estratégias.

U - u                                                   

► Uppar: Uppar vem de "up", referente a level up (ou seja, subir de level). Nos MMORPGs, é comum a existência do level, para diferenciar jogadores iniciantes dos mais experientes. O level também reflete na força dos personagens e dos NPCs (espera-se que quanto maior, mais forte). Para uppar, alguns jogos o permitem apenas pelo PvE, já outros por PvE e PvP simultaneamente.

W - w                                                   

Wave: Onda de Ataque. Grupos de inimigos que surgem de tempos em tempos para atacar o jogador ou uma construção. Muito comum em grandes dungeons onde se tem um sistema interno de combate que deve ser respeitado pelos jogadores.


► Wipe: Quando todos os membros do grupo que estão em uma dungeon morrem.


____________________________________________________________________________

Deixem no comentários sugestão de termos para serem adicionadas ao dicionário, estarei atualizando o post regularmente.