Header Ads

O Super Vulcão de Yellowstone pode entrar em erupção?


Vulcão Yellowstone conhecido como caldeira de Yellowstone, é uma caldeira vulcânica situada no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, também designado como Supervulcão de Yellowstone.

Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até mesmo anos. A zona de magma sob Yellowstone tem cerca de 480 km de largura. O vulcão encontra-se acima de um ponto de acesso intra-placa que tem alimentado a câmara magmática abaixo de Yellowstone por pelo menos 2 milhões de anos. Yellowstone é também o maior sistema hidrotermal do mundo. Ele contém 182 gêiseres, piscinas de lama e fumarolas. O recurso mais famoso Yellowstone é o Old Faithful Geyser. 

Nos últimos anos, a caldeira tem sido estudada e está sendo monitorada mais de perto, pois vem apresentando agitação em forma de deformação, elevação de terreno, mudanças de temperatura e enxames sísmicos, os quais foram seguidos com grande interesse e preocupação. 70 pequenos terremotos foram gravados no vulcão de Yellowstone entre 1983 e 2006. Por outro lado, tal atividade é provavelmente normal em um grande super de vulcão dormente. 

Apesar da agitação, não há atualmente nenhuma razão para acreditar que estes são precursores de outra erupção do super vulcão aconteça no futuro mais próximo, até mesmo porque estas são atividades normais nas fases latentes de grandes sistemas vulcânicos. Além disso, a maioria da atividade pode estar relacionada com o sistema hidrotérmico, em vez da câmara de magma em si. Estatisticamente a probabilidade de que ele acorde nos próximos 100 anos é muito baixa. Infelizmente, a maioria das notícias de mídia nos últimos anos tem exagerado sobre esse risco.

Mas e se acontecer?


Se o supervulcão de Yellowstone entrar em erupção, a explosão será 1.000 vezes mais potente que a ocorrida em 1980 no Monte Santa Helena. E além de lançar um nuvem tóxica por todo o globo deixando a terra praticamente sem luz solar por dias, dois terços dos Estados Unidos ficariam rapidamente inabitáveis.