Header Ads

Afinal, qual é o poder do Gandalf?


Antes de qualquer coisa é necessário dizer que, Gandalf não é humano. Assim como Saruman, O Branco, Radagast, O Castanho e Os Magos Azuis, Alatar e Pallando; Gandalf é um Maia (ou Maiar), que é um espírito angelical, entretanto estes foram restritos a vagar por Valinor sem mostrar todo o esplendor e poder das suas reais formas. Explicado isso, vamos a magia!

Alguns fãs fizeram uma compilação de alguns poderes usados por Gandalf durante as suas duas formas: Gandalf, O cinzento e Gandalf, O branco. Todos eles descritos nos livros e filmes de O Hobbit, e O Senhor dos Anéis.


Iluminação


Como Gandalf, o Cinzento, Gandalf não era capaz de lançar magias muito poderosas, embora ele ainda tivesse certo poder. Um de seus feitiços mais simples era a iluminação. Em Moria, Gandalf foi obrigado a acender seu cajado para que a Sociedade do anel pudesse encontrar seu caminho para fora de Moria. Por causa da luz fornecida pelo cajado de Gandalf, a Irmandade foi capaz de passar por cima de muitos perigos e, eventualmente, encontrar seu caminho para fora de Moria.


Telecinésia

Gandalf, o Cinzento também foi capaz de empurrar seus adversários para trás com seu cajado, como mostrado no filme, quando ele luta contra Saruman em Orthanc. Ele enfrentou Saruman usando todo o seu poder, mas o poder do Mago Branco era grande demais para ele suportar. Eventualmente, Saruman roubou o cajado de Gandalf e transportou-o para o topo da Orthanc.


O chamado de Gwaihit, o senhor das águias

Este apesar de não ser um “poder mágico”, tem um grande potencial e o ajudou em diversas ocasiões, como em Orthanc. Gandalf tinha salvado a grande águia de uma flecha envenenada há muito tempo, e, como resultado, Gwaihir estava ansioso e pronto para ajudar o seu amigo, vez ou outra.


Fogo

Gandalf usa o poder de fogo no primeiro filme de O Hobbit, ele ateia fogo em algumas pinhas e as joga nos lobos (ou wargs) que os cercam, ele também usa o fogo em A Sociedade do Anel para acender um feixe de lenha.


Luz ofuscante

Esta habilidade faz uma explosão de luz semelhante a um raio de sol ampliado que cega seus inimigos. Embora este ataque em particular não cause muito dano aos inimigos em si, permiti o avanço dos soldados ou cavalaria para destruir seus inimigos com pouca ou nenhuma resistência, alem de um mecanismo de fuga. Gandalf usa este feitiço uma vez em O Retorno do Rei contra as terríveis bestas Nazgûl para que a Companhia de Faramir pudessem retirar-se para Minas Tirith com segurança. Efeito semelhante acontece no avanço de Gandalf e Éomer no Abismo de Helm, entretanto desta vez é a luz do sol nascente que ofusca a visão dos inimigos ("Na manhã do quinto dia, olhar para o Leste").

Relâmpago

Na adaptação cinematográfica de As Duas Torres, enquanto Gandalf estava enfrentando o Balrog, ele carregou sua espada Glamdring com relâmpagos. Eles se confrontaram arduamente, até que o Balrog teve fim. Desconhece-se se realmente Gandalf convocou o relâmpago ou simplesmente atraiu-a para Glamdring, mas de qualquer forma, a espada tinha o poder extra, o suficiente para matar o Balrog de Morgoth.

Escuro de Istari

Gandalf também pode conjurar um escudo mágico para se proteger de ataques inimigos. É mostrado nos filmes apenas uma vez, quando Gandalf está contra a espada flamejante do Balrog. No entanto, a versão estendida de O Retorno do Rei, Gandalf usa o escudo dos Istari para se proteger de um feitiço lançado por Saruman.

Explosão destrutiva

De longe o poder mais devastador de Gandalf é a explosão destrutiva. Gandalf inicia está habilidade elevando seu cajado ao ar e batendo-o no chão. A versão mais fraca é suficiente para quebrar a Ponte de Khazad-dum, mas na potência máxima pode enviar legiões circundantes para voarem longe dali, destruindo-os instantaneamente. Esse poder foi usado em As Duas Torres contra Balrog em Minas de Moria e deu origem a uma das frases mais famosas do Mago.