Header Ads

Os 10 mais raros fenômenos naturais


Os 4 cantos do nosso globo é cheio de mistérios, a mãe natureza sempre encontra uma maneira de nos surpreender, seja com imagens deslumbrantes de tilar o fôlego ou através de terríveis eventos climáticos. 

Veja 10 incríveis e raros fenômenos naturais que acontecem no nosso planeta terra.


Rochas deslizantes

As misteriosas pedras ambulantes do deserto de lama batida do Vale da Morte, na Califórnia, são motivo de controvérsia científica há décadas. Elas são rochas de tamanhos e formatos variados, algumas pesando centenas de quilos, que chegam a se mover por quilômetros e mais quilômetros sem algum motivo aparente, deixando um rastro atrás de si.


Colunas de basalto

Também conhecido como "Calçada dos Gigantes", na costa da Irlanda, estas formações rochosas até parecem artificiais, mas foram esculpidas por milhões de anos após a lava lançada por vulcões se resfriar e endurecer em formas geométricas tão perfeitas.


Rios subaquáticos

Uma imagem que claramente lembra os desenhos do Bob Esponja. Esse e um fenômeno conhecido como haloclina, na qual águas com diferentes níveis de salinidade formam camadas por causa de sua variação de densidade.


Tornado de fogo

Eles aparecem no meio ou nos arredores de incêndios descontrolados quando ocorre uma convergência de condições favoráveis, e podem ser causados por outros eventos naturais, como terremotos e tempestades de raios.

Os tornados de fogo podem ser extremamente perigosos, muitas vezes avançando até grandes distâncias e causando destruição e morte em áreas que de outra forma não seriam tocadas pelas chamas. O fenômeno costuma ter cerca de 1,5 quilômetro de altura, gerar ventos de mais de 160 quilômetros por hora e dura 20 minutos ou mais.


Flores de gelo

Este curioso espetáculo natural é provocado pela cristalização da água na superfície do mar, sobretudo no oceano Glacial Antártico. As flores formam-se sobre as finas camadas de gelo, que possuem fendas pelas quais os vapores de água saturados se escapam.


Dolinas

Conhecidas em inglês como sinkholes, as dolinas são um evento natural consideravelmente assustador. Com o passar do tempo, fluxos subterrâneos de água causam erosão no solo abaixo da superfície até que a terra acima ceda e desmorone para as profundezas, algumas vezes de forma bastante abrupta.


Pilares de luz

Essas colunas luminosas de aparência quase sólida se projetam pelo céu quando a luz reflete em cristais de gelo por um ângulo preciso, seja vinda do sol ou de fontes artificiais, como luminárias de ruas.

Arco-íris de gelo

Este evento só ocorre em lugares com temperaturas extremamente baixar, Um arco-íris de partículas de gelo, em vez de água. A condensação reflete pouca luz, e, como resultado, o arco-íris é composta de cores muito fracas, como o branco, em vez das cores vibrantes de um arco-íris tradicional.


Dedo de gelo da morte


O Dedo de Gelo da Morte é uma enorme coluna de gelo que, quando toca o fundo do oceano, congela e mata todos os animais que vivem em volta. O gelo se espalha pelo fundo do mar, como se fosse um líquido derramado no chão, destruindo qualquer ser vivo instantaneamente, nem tanto pelo choque térmico, mas por se verem envolvidos nessa ‘teia de gelo’ que alastra e da qual não conseguem se libertar.


Relâmpagos vulcânicos

Erupções vulcânicas produzem grandes quantidades de carga elétrica e estática. Em casos raros, isso pode desencadear uma tempestade violenta sobre o vulcão em erupção, formando imagens espetaculares!